O Arquivo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio: Correspondência Epistolar como Fonte para Pesquisas

Autores

Palavras-chave:

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Resumo

A comunicação apresenta o APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e referências à imensa massa documental constituinte desse acervo. Menciona-se o processo que vem sendo utilizado na construção do APUA, nesta fase pós-falecimento do personagem. Destaca-se, nesta apresentação, as centenas de cartas enviadas e recebidas por D’Ambrósio ao longo de sua trajetória profissional. Tais correspondências mostram-se como documentos importantes para o desenvolvimento de variadas temáticas de pesquisa no âmbito, sobretudo, de áreas como: História da Matemática, da História da educação matemática e da Etnomatemática. Em particular, chama-se a atenção para projeto de pesquisa coletivo, em construção, abrangendo essas áreas, com o fim de compreender como foram organizados os saberes de base de comunidades científicas como Sociedade Brasileira de História da Matemática, Sociedade Brasileira de Educação Matemática e grupos de Etnomatemática. D’Ambrosio é considerado um interlocutor fundamental a partir do qual adentra-se às pesquisas naquelas diferentes áreas. E as cartas mostram-se como fontes importantes para as investigações.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de l?Éducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Coordenador Adjunto do PNLD 2023. Coordenador de Projeto Temático FAPESP (2007-2023). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática

Referências

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Publicado

2023-04-02

Como Citar

VALENTE, Wagner Rodrigues. O Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio: Correspondência Epistolar como Fonte para Pesquisas. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/117. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Conferência