O Arquivo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio: Correspondência Epistolar como Fonte para Pesquisas

Autores

Palavras-chave:

.

Resumo

A comunicação apresenta o APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e referências à imensa massa documental constituinte desse acervo. Menciona-se o processo que vem sendo utilizado na construção do APUA, nesta fase pós-falecimento do personagem. Destaca-se, nesta apresentação, as centenas de cartas enviadas e recebidas por D’Ambrósio ao longo de sua trajetória profissional. Tais correspondências mostram-se como documentos importantes para o desenvolvimento de variadas temáticas de pesquisa no âmbito, sobretudo, de áreas como: História da Matemática, da História da educação matemática e da Etnomatemática. Em particular, chama-se a atenção para projeto de pesquisa coletivo, em construção, abrangendo essas áreas, com o fim de compreender como foram organizados os saberes de base de comunidades científicas como Sociedade Brasileira de História da Matemática, Sociedade Brasileira de Educação Matemática e grupos de Etnomatemática. D’Ambrosio é considerado um interlocutor fundamental a partir do qual adentra-se às pesquisas naquelas diferentes áreas. E as cartas mostram-se como fontes importantes para as investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de l?Éducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Coordenador Adjunto do PNLD 2023. Coordenador de Projeto Temático FAPESP (2007-2023). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática

Referências

.

Publicado

2023-04-02

Como Citar

VALENTE, Wagner Rodrigues. O Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio: Correspondência Epistolar como Fonte para Pesquisas. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/117. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Conferência