O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: uma análise do Programa Parâmetros em Ação
Palavras-chave:
PCN em Ação., Saber profissional, História da educação matemática.Resumo
É no contexto da profissionalização e saberes de referência para a docência que a formação continuada tem sido uma das tendências marcantes nas reformas educacionais brasileiras. A presente proposta com o tema “A análise da formação de professores via Parâmetros em Ação” foi aprovada para o curso de doutorado em Educação em Ciências e Matemática. O estudo será balizado no ferramental teórico-metodológico utilizado pelo GHEMAT que mobiliza dois conceitos-chave “matemática a ensinar e matemática para ensinar” (VALENTE, 2017), para analisar historicamente os processos de elaboração do saber profissional do professor. Para tanto, pretende-se responder a seguinte questão: que matemática para ensinar é possível caracterizar a partir das propostas implementadas pelo PCN em Ação? O referido programa compreende uma política de desenvolvimento profissional da década de 1990 que tinha por finalidade a capacitação em serviço dos educadores atuantes na Educação Infantil, Ensino de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental, através da leitura compartilhada e discussão coletiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999). Como fontes de pesquisa, propõe-se uma revisão de literatura a partir de consulta a periódicos, livros e teses, exame à legislação educacional e diretrizes para formação de professores, a documentos relativos aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e ao Programa de Desenvolvimento Profissional PCN em Ação, com ênfase à disciplina de Matemática, além de relatórios e cadernos de registros produzidos pelos participantes. A análise dos dados será fundamentada à luz da História Cultural e da Cultura Escolar, com base nas discussões de Chervel (1990), Chartier (2016), Julia (2001) entre outros. Mediante os resultados, espera-se compreender o movimento de profissionalização docente consubstanciado nas reformas educacionais no final do século XX, particularmente no saber profissional para ensinar matemática e fortalecer as pesquisas no âmbito da História da educação matemática, partindo do princípio que, entender o sentido do passado no presente promove melhores resultados na qualidade do trabalho do professor.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado. Parâmetros em Ação, v. I. Brasília: MEC/SEF, 1999.
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. Coleção Contextos da Ciência. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, p. 55-112, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.