O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: uma análise do Programa Parâmetros em Ação

Autores

Palavras-chave:

PCN em Ação., Saber profissional, História da educação matemática.

Resumo

É no contexto da profissionalização e saberes de referência para a docência que a formação continuada tem sido uma das tendências marcantes nas reformas educacionais brasileiras. A presente proposta com o tema “A análise da formação de professores via Parâmetros em Ação” foi aprovada para o curso de doutorado em Educação em Ciências e Matemática. O estudo será balizado no ferramental teórico-metodológico utilizado pelo GHEMAT que mobiliza dois conceitos-chave “matemática a ensinar e matemática para ensinar” (VALENTE, 2017), para analisar historicamente os processos de elaboração do saber profissional do professor. Para tanto, pretende-se responder a seguinte questão: que matemática para ensinar é possível caracterizar a partir das propostas implementadas pelo PCN em Ação? O referido programa compreende uma política de desenvolvimento profissional da década de 1990 que tinha por finalidade a capacitação em serviço dos educadores atuantes na Educação Infantil, Ensino de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental, através da leitura compartilhada e discussão coletiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999). Como fontes de pesquisa, propõe-se uma revisão de literatura a partir de consulta a periódicos, livros e teses, exame à legislação educacional e diretrizes para formação de professores, a documentos relativos aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e ao Programa de Desenvolvimento Profissional PCN em Ação, com ênfase à disciplina de Matemática, além de relatórios e cadernos de registros produzidos pelos participantes. A análise dos dados será fundamentada à luz da História Cultural e da Cultura Escolar, com base nas discussões de Chervel (1990), Chartier (2016), Julia (2001) entre outros. Mediante os resultados, espera-se compreender o movimento de profissionalização docente consubstanciado nas reformas educacionais no final do século XX, particularmente no saber profissional para ensinar matemática e fortalecer as pesquisas no âmbito da História da educação matemática, partindo do princípio que, entender o sentido do passado no presente promove melhores resultados na qualidade do trabalho do professor.

Biografia do Autor

Quiteria Costa de Alcântara Oliveira, Instituto Federal de Educaçãi, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Araguatins. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2002). Especialista nas áreas de Psicopedagogia/Orientação Educacional e em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino em Linguagem. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília -UnB (2016), na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica (https://repositorio.unb.br/handle/10482/19842). Tem experiências na área da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado, Distúrbios de Aprendizagem e Habilidades Socioemocionais. Professora efetiva nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Computação, lecionando as disciplinas: História da Educação, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Psicologia da Educação e Didática. Professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na disciplina de Didática e Metodologias. Membro atuante do Colegiado dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação e do Núcleo Docente Estruturante - NDE de ambos os Cursos de Licenciatura. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas-NEABI/UFPB. Fomenta prática pedagógica de forma inovadora, atuando com propostas interventivas em parceria com escolas de educação básica e comunidades rurais, tornando-as um laboratório vivo na troca de experiências entre professores em exercício e em formação.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de l?Éducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com.br). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Coordenador Adjunto do PNLD 2023. Coordenador de Projeto Temático FAPESP (2007-2023). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado. Parâmetros em Ação, v. I. Brasília: MEC/SEF, 1999.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. Coleção Contextos da Ciência. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, p. 55-112, 2017.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

COSTA DE ALCÂNTARA OLIVEIRA, Quiteria; VALENTE, Wagner Rodrigues. O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: uma análise do Programa Parâmetros em Ação. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/41. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Pôster