APONTAMENTOS INICIAIS DO TEXTO A CRONOLOGIA DAS NAÇÕES ANTIGAS (de 1000) DE AL-BIRUNI (973 – 1048)

Autores

Palavras-chave:

al-Biruni, A Cronologia das Nações Antigas, Documento

Resumo

A matemática esteve e está em desenvolvimento em diferentes regiões do planeta, um exemplo disso são as contribuições deixadas por muitos estudiosos do mundo islâmico no período medieval em diversos campos do conhecimento que hoje conhecemos por matemática, astronomia, física, geografia e outros. Entre esses estudiosos temos Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni (973 – 1048), que deixou vários trabalhos mesmo tendo vivido em um contexto de instabilidade e conflitos políticos em razão da criação e ascensão do Islã. Entretanto, embora já existam iniciativas para trazer à tona esta história da matemática, ainda há lacunas que consideramos ser pertinente de serem estudadas, sobretudo, na literatura em língua portuguesa e ainda tendo em vista as possibilidades de abordagem deste assunto no ensino.  Nesse ínterim, este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento que trata dos aspectos supracitados. No presente texto, temos como objetivo apresentar apontamentos iniciais sobre o trabalho, escrito por al-Biruni no ano 1000, intitulado em português como A Cronologia das Nações Antigas, à luz de seu contexto. A pesquisa começou a se desenvolver por meio da metodologia qualitativa de procedimento bibliográfico e deu continuidade com procedimento documental. Na fase bibliográfica fizemos um levantamento de fontes sobre al-Biruni e seu contexto, seus escritos, história da matemática e história da matemática islâmica medieval. A partir desse levantamento, escolhemos o trabalho A Cronologia das Nações Antigas para fazer um estudo. Como resultado, nesse artigo, descrevemos como se deu o processo de busca dos escritos de al-Biruni até chegarmos à produção citada, de modo que, em seguida, tecemos considerações a respeito do conteúdo do referido trabalho e, a partir disto, apresentamos quem foi al-Biruni e o contexto em que ele viveu.

Biografia do Autor

Maria Luíza dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante a graduação participou de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - UFRN), além de ter atuado na Iniciação Científica (PIBIC - UFRN). É membra ativa do grupo de pesquisa da plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - IMD/UFRN). Atualmente é professora da rede privada de ensino de Natal/RN e faz mestrado no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM/UFRN). 

Giselle Costa de Sousa , Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte . Além disso, Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa em Educação Matemática. Concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN. Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECM) da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, GeoGebra, Cálculo, Educação Matemática, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal, do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN. 

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

DOS SANTOS, Maria Luíza; SOUSA , Giselle Costa de. APONTAMENTOS INICIAIS DO TEXTO A CRONOLOGIA DAS NAÇÕES ANTIGAS (de 1000) DE AL-BIRUNI (973 – 1048). Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/64. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica