OBSERVAÇÕES INICIAIS DO DOCUMENTO CANON MASUDICUS (DE 1030) DE AL-BIRUNI (973-1048)

Autores

Palavras-chave:

al-Biruni, Canon Masudicus, Documento, Comprimento do raio da Terra

Resumo

O presente artigo visa observar, de maneira preliminar, uma produção específica de um estudioso islâmico da era medieval, Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni (973 – 1048), ou simplesmente, al-Biruni. O documento estudado consiste em um manuscrito intitulado Canon Masudicus, publicado em 1030, que traz um recorte sobre o cálculo do comprimento do raio da Terra. Para tanto, foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa com marcas bibliográfica e documental. Como resultado, tem sido realizado levantamento de produções concernentes a al-Biruni, sua produção e seu contexto, chegando ao documento em questão. Articulando tais fontes, o trabalho desse estudioso islâmico foi apreciado, sendo observados os seguintes apontamentos: a obra trata de uma versão digitalizada (em árabe e inglês) e foi organizada em 11 livros com vários capítulos os quais versam sobre conteúdos variados que, de modo geral, tratam de dimensões do globo terrestre e medida do raio da terra, particularmente no capítulo 7 do livro 5.  Vale ressaltar que, esse estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem uma fundamentação caracterizada a partir da proposta de aliança pautada no uso da História da Matemática (HM) no ensino atrelado às Tecnologias Digitais (TD) e Investigação Matemática (IM). Como desdobramentos, a partir do resultado da presente pesquisa, iremos destacar possíveis potenciais didáticos e elaborar uma proposta para a sala de aula de matemática como um produto educacional, parte de uma sequência didática.

Biografia do Autor

Pérola Diana Gomes Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte . Além disso, Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa em Educação Matemática. Concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN. Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECM) da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, História da Matemática, Tecnologias, GeoGebra, Cálculo, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (RN). Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal (RN), do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN.

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SAITO, F. História da matemática e suas (re) construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SAITO, F.; PEREIRA, A. C. C. A elaboração de atividades com um antigo instrumento matemático na interface entre história e ensino. Fortaleza: SBHMat, 2019.

SOUSA, G. C. de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática - Reflexões e práticas. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

SOUZA, F. N. L. de; SOUSA, G. C. de. Al-Biruni e sua matemática. In: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – Volume -5, Número 14, 253 – 263 (2018) DOI: 10.30938/bocenhm.v5i14.232.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

GOMES FELIPE, Pérola Diana; SOUSA, Giselle Costa de. OBSERVAÇÕES INICIAIS DO DOCUMENTO CANON MASUDICUS (DE 1030) DE AL-BIRUNI (973-1048). Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/91. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica