APRECIAÇÃO INICIAL DO TRABALHO THE DESCRIPTION OF A NEW INSTRUMENT FOR TAKING ANGLES (DE 1731) DE JOHN HADLEY (1682-1744)

Autores

Palavras-chave:

The description of a new instrument for taking angles, Documento, Instrumento, John Hadley, História da Matemática

Resumo

A presente produção tem como objetivo apresentar registros de um estudo inicial do trabalho intitulado The description of a new instrument for taking angles (A descrição de um novo instrumento para tomar ângulos - título em português), publicado em 1731 por John Hadley (1682-1744). Tal documento consiste em um artigo acerca de um instrumento matemático utilizado para calcular longitudes durante as navegações, conhecido como octante reflexivo. A fim de atingir o anseio mencionado, utilizaremos uma abordagem qualitativa de pesquisa com procedimentos bibliográficos e documentais, de modo a fazer uma apreciação do conteúdo do referido trabalho a partir do seu autor e dentro do seu contexto. Neste sentido, fizemos uma busca por bibliografias sobre John Hadley, sua produção e o contexto do século XVII. Deste levantamento obtivemos referências sobre o assunto e chegamos ao documento original que consiste num livro publicado em inglês por Hardley, em 1731. O conteúdo deste, por sua vez, foi objeto de pesquisa deste artigo de onde coletamos alguns subsídios referentes às formas de manipulação e funcionamento do instrumento supracitado, descritos por Hadley no documento apreciado, obtendo como resultado algumas informações sobre o octante reflexivo, a exemplo de como funciona a movimentação do objeto, incluindo a reflexão entre o objeto apontado e seus espelhos (da qual emerge conteúdo que identificamos como de natureza matemática), entre outras coisas, sobretudo observadas à luz de seu contexto, cujas informações foram também suscitadas pela parte bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Beatriz de Andrade Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte . Além disso, Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa em Educação Matemática. Concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN. Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECM) da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, GeoGebra, Cálculo, Educação Matemática, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal, do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN

Referências

AMARAL, J. J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2007. Disponível em: <http://200.17.137.109:8081/xiscanoe/courses1/mentoring/tutoring/Como%20fazer%20pesquisa%20bibliografica.pdf>Acesso em: 01 set. 2020.

ANDREWS, A. D. Cyclopaedia of Telescope Makers Part 2 (G-J). In: Irish Astronomical Journal, vol. 21(1), p. 1. 1993.

CARPENTER, A. T. John Theophilus Desaguliers: A Natural Philosopher, Engineer and Freemason in Newtonian England. Londres: Continuum/Bloomsbury, 2011.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Magda Lopes; Consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição: Dirceu da Silva. - 3. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2010.

HADLEY, John. Description of a new instrument for taking angles. In: Philosophical Transactions. The Royal Society. Vol. 37. p. 147-157. (1731). Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rstl.1731.0025 . Acesso em: 10 de set. de 2022.

The Word is Hertfordshire : Celebrating 1000 years of Hertfordshire in writing. Herts Memorie, Hertfordshire , 04 de janeiro de 2011. Disponível em: URL. https://www.hertsmemories.org.uk/content/herts-history/topics/the-word-is-hertfordshire/the-word-is-hertfordshire Acesso em: 29 de novembro de 2022.

KING, H. C. History of the Telescope. London: Griffin, 1955.

MAGALHÃES JÚNIOR; Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA; Michel Corci. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1 ed. Paraná: Massoni gráfica e editora, 2021.

MARTIN, Roberto de Andrade; SILVA, Ana Paula Bispo da. Princípios da óptica geométrica e suas exceções: Heron e a reflexão em espelhos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/dyjst8RZ8P7hBfKfw86MH6C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 de nov. de 2022.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013. 277 p.

RIGAUD, S.P. Biographical account of John Hadley, Esq. V.P.R.S., the inventor of the quadrant, and of his brothers George and Henry, Nautical Magazine 4. 1835.

SAITO, Fumikazu. CONSTRUINDO INTERFACES ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DA MATEMÁTICA. In: Ensino Da Matemática Em Debate, 3(1). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29002. 2016. Acesso em: 25 de nov. de 2022.

STIMSON, A.. The influence of the Royal Observatory at Greenwich upon the design of 17th and 18th century angle-measuring instruments at sea. In: Vistas Astronom. v. 20. p. 123-130 (1976).

WELCH, Rosanne; LAMPHIER, Peg A.. Technical Innovation in American History: An Encyclopedia of Science and Technology. Estados Unidos: ABC-CLIO, LLC, 2019.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

DE ANDRADE GOMES, Anna Beatriz; SOUSA, Giselle Costa de. APRECIAÇÃO INICIAL DO TRABALHO THE DESCRIPTION OF A NEW INSTRUMENT FOR TAKING ANGLES (DE 1731) DE JOHN HADLEY (1682-1744). Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/54. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica