História da Matemática na Espanha Muçulmana: possibilidades e desafios

Autores

Palavras-chave:

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Resumo

Esta conferência discute aspectos de um estudo, em andamento, o qual trata das possíveis contribuições de fontes históricas, presentes em arquivos públicos na Espanha e Norte da África, sobre o desenvolvimento da ciência, especificamente, da matemática no período Al-Andaluz. Desse modo, objetivamos evidenciar algumas das características da matemática no Islã medieval, bem como compreender de que forma a matemática foi sendo constituída na Espanha muçulmana. Assim, ressaltamos entre outras obras o manuscrito de cálculo aritmético de Ibn al-Samh, composto de dez capítulos os quais abordam os conhecimentos dos números, frações, e método dos dois erros. Nessa perspectiva, buscou-se compreender as influências matemáticas da escola de Maslama de Madrid

Biografia do Autor

Maria Maroni Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? UNESP/ Campus de Rio Claro SP (2020), com período Sanduíche na Universidade de Salamanca USAL/Espanha, entre outubro de 2018 a abril de 2019 (Bolsista CAPES). Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, Especialização em Psicopedagogia pela mesma instituição e Licenciatura em Matemática pela UERN. Atualmente, professora do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas DCEA/UFRN/CERES Caicó RN. Participa dos Grupos de Pesquisa: GPEP e NuPHEM. Tem interessem em pesquisas nas áreas de Formação de Professores que Ensinam Matemática; História da Matemática e História da Educação Matemática

Referências

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Publicado

2023-04-02

Como Citar

LOPES, Maria Maroni. História da Matemática na Espanha Muçulmana: possibilidades e desafios . Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/121. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Conferência