MULHERES MATEMÁTICAS PIONEIRAS A ATUAREM COMO DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1940 e 1950

Autores

Palavras-chave:

Mulheres pioneiras, Ensino Superior, Matemática, Educação Matemática Brasileira

Resumo

A pesquisa proposta tem o intuito de identificar as mulheres matemáticas que, nas décadas de 1940 e 1950, atuaram como docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no estado de São Paulo e analisar as contribuições dessas acadêmicas para a Matemática e para a Educação Matemática brasileira a partir deste período. Para tanto, inicialmente, a coleta de dados será realizada por meio de pesquisa bibliográfica. Posteriormente, será realizada pesquisa documental através de buscas nos acervos das IES nas quais essas docentes estiveram vinculadas durante o período histórico estudado. Se diagnosticada a necessidade de aprofundar as informações adquiridas, serão realizadas entrevistas com as acadêmicas localizadas. Os dados obtidos através das diferentes fontes históricas serão confrontados e analisados, desta forma a análise dos dados dependerá dos materiais coletados, buscando escrever uma história da trajetória pessoal e profissional dessas docentes assim como suas contribuições para a Matemática e para a Educação Matemática brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Raquel Aparecida de Moraes Papale, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (1998) e especialista em Educação Matemática (1999) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Varginha FAFI, da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas FEPESMIG, atual Centro Universitário do Sul de Minas UNIS. Graduada em Normal Superior (2006) pela Universidade Vale do Rio Verde UNINCOR. Mestre em Educação em Ciências (2018) pela Universidade Federal de Itajubá UNIFEI. Doutoranda em Educação Matemática e membro do Grupo de Pesquisa em História da Matemática - GPHM, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. É membro da equipe de trabalho que desenvolveu a pesquisa A História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática nas Universidades Federais Brasileiras, realizada com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Participa das reuniões do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática ? PFECiM , da UNIFEI, de eventos de pesquisa e possui interesse nas seguintes áreas: História da Matemática, Educação Matemática e Formação de Professores.

Referências

AZEVEDO, Fernando de. As ciências no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, v. 2, 1994.

BADIN, Marcelo Gonsalez. Um olhar sobre as contribuições do professor Nelson Onuchic para o desenvolvimento da matemática no Brasil. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2006.

BARRETO, Antonio Rodolfo. Uma abordagem histórica do desenvolvimento da estatística no estado de São Paulo. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro (SP), 1999.

BONFIM, Sabrina Helena. Theodoro Augusto Ramos: um estudo comentado de sua tese de doutoramento. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2013.

BORTOLI, A. Uma história da criação do curso de Matemática na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP Câmpus Rio Claro), 2003.

CALABRIA, Angelica Raiz. Francisco Antonio Lacaz Netto (1911-1991): um estudo biográfico. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2015.

CALÁBRIA, Angelica Raiz. Primeiro colóquio brasileiro de matemática: identificação de um registro e pequenas biografias de seus participantes. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2010.

CALABRIA, Angelica Raiz; CAVALARI, Mariana Feiteiro. Primeiro colóquio brasileiro de matemática: uma breve apresentação da participação feminina. Hipátia – Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 1, n. 1, p. 30-45, 2016.

CAVALARI, Mariana Feiteiro. A Matemática é feminina? Um estudo histórico da presença da mulher em institutos de pesquisa em matemática do Estado de São Paulo. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro (SP), 2007.

CAVALARI, Mariana Feiteiro. As contribuições de Chaim Samuel Hönig para o desenvolvimento da matemática brasileira. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2012.

COBRA, Thiago Taglialatela Lima. Carlos Benjamin de Lyra e a topologia algébrica no Brasil. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2014.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Uma história concisa da matemática no Brasil. Petrópolis, Editora Vozes, 2008.

DUARTE, Paulo César Xavier. Candido Lima da Silva Dias – Da Politécnica aos primórdios da FFCL da USP. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2014.

MARTINS, Juliana. Uma biografia de Eugênio de Barros Raja Gabaglia. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2019.

MAURO, Suzeli. A história da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e suas contribuições para o movimento de educação matemática. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro (SP), 1999.

MENDONÇA, Margarida Aparecida de. A participação da mulher na matemática e na educação matemática brasileira. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro (SP), 1998.

MENINO, Fernanda dos Santos. A Escola de Engenharia de São Carlos e a criação de um curso de matemática. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro (SP), 2001.

MORAES, Carlos Roberto de. Uma história da lógica no Brasil. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2007.

NOBRE, Sergio; BARONI, Rosa Lúcia Sverzut A Pesquisa em História da Matemática e suas Relações com a Educação Matemática In: BICUDO, M. V (ed) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, p. 129-136, 1999.

PEREIRA, Pedro Carlos. A educadora Maria Laura: contribuições para a constituição da educação matemática no Brasil. Tese (doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

SANTOS, Arnaldo Aragão. Elza Furtado Gomide e a participação feminina no desenvolvimento da Matemática brasileira no século XX. Dissertação (mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

SILVA, Circe Mary Silva da. Marília Chaves Peixoto – Uma matemática brasileira à sombra. XIII Seminário Nacional de História da Matemática. Fortaleza, 2019.

SOUTO, Romélia Mara Alves. Mario Tourasse Teixeira – O homem, o educador, o matemático. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2006.

SOUZA, Patrícia. O desenvolvimento da pesquisa em equações diferenciais no ICMC-USP: contribuição de Nelson Onuchic. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2011.

TÁBOAS, Plínio Zornoff. Luigi Fanta Appiè: Influências na matemática brasileira. Um estudo de história como contribuição para a educação matemática. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2005.

TOLEDO, José do Carmo. Uma história do processo de institucionalização da área de análise matemática no Brasil. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista: UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro (SP), 2008.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Educadoras matemáticas: memórias, docência e profissão. Editora Livraria da Física, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

DE MORAES PAPALE, Silvia Raquel Aparecida. MULHERES MATEMÁTICAS PIONEIRAS A ATUAREM COMO DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1940 e 1950. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/14. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pôster