O Uso de Textos Históricos e Lendas em Matemática: Uma Abordagem em História da Matemática

Autores

Palavras-chave:

Lendas em Matemática, Dialogicidade, Atitude Responsiva, História da Matemática

Resumo

Este trabalho busca apresentar a pesquisa de doutorado em andamento no RENOEM-UEPB. Propomos utilizar a História da Matemática como ponto de partida para atividades pedagógicas com Lendas e Narrativas de situações de vida de matemáticos muitas vezes desconhecidas. Procuramos então analisar como a utilização de textos de lendas relacionados à História da Matemática, pode contribuir para a promoção da dialogicidade e a atitude responsiva ativa do aluno (na visão de Bakhtin, 2003) - e melhoria do processo de ensino aprendizagem em matemática. Situações de interdisciplinaridade ocorreriam de forma mediada pelo professor entre a História da Matemática e a nossa Língua Materna, pois as narrativas e lendas oriundas da própria História da Matemática teriam um profundo teor de mobilização para o estudante, levando-o a compreender os conceitos matemáticos envolvidos e seu desenvolvimento histórico, superando a visão de que a Matemática já é um conhecimento pronto e acabado, visto conhecer a influência de vários povos na sua elaboração. As lendas e narrativas são um Gênero de Discurso pouco trabalhados em matemática e que poderiam trazer a contextualização e por conseguinte a presença de enunciados concretos, a enunciação e apropriação de uma visão do conhecimento menos pautada no eurocentrismo, uma ciência historicamente situada e, portanto, constituinte da produção humana em constante evolução. Para isso nos propomos a aprofundar esta temática nos referenciando em autores das áreas da Educação e da Educação Matemática, especialmente da História da Matemática, Leitura e Escrita em Sala de aula de Matemática como por exemplo: Mendes (2015), Chaquiam (2016), Fauvel (2008), Almeida (2016), Machado (2011), Bakhtin (2003), entre outros. Temos como objetivos gerais, relacionados as nossas questões norteadoras, analisar como a utilização de textos de Lendas e Narrativas relacionados à História da Matemática, pode contribuir para a promoção da dialogicidade e a atitude responsiva ativa do aluno e melhoria do processo de ensino e aprendizagem em matemática. Nossa metodologia será de cunho qualitativo, com a aplicação de um processo educacional e reflexão criteriosa dos dados obtidos.

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Biografia do Autor

Denise Aparecida Enes Ribeiro, Doutorado em Ensino – RENOEN-UEPB

Mestre em Educação Matemática pelo PPGCEM -Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB. Possui graduação pela Faculdade de Filosofia de Sorocaba e Pedagogia pela UNIGRAN. Especialização em Docência do Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática e Interdisciplinaridade, Leitura e Escrita em Educação Matemática, Lúdico, Matemática e Formação de Professores de Matemática. Doutoranda no Doutorado Acadêmico RENOEM-Polo do PPGCEM-UEPB. Bolsista da FAPESQ e participante do grupo de estudos LEEMAT- Leitura e Escrita em Educação Matemática.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

ENES RIBEIRO, Denise Aparecida. O Uso de Textos Históricos e Lendas em Matemática: Uma Abordagem em História da Matemática. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/42. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pôster