VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA A ENSINAR E DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA BRASILEIRO: Uma leitura do Decreto n. 8.319 de 1910

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Ensino agrícola, Ensino de matemática, Saberes do ensino, GHEMAT-Brasil

Resumo

O Decreto n. 8.319, de 20 de outubro de 1910, cria o Ensino Agronômico e regulamenta, dentre outros, o ensino agrícola no Brasil. Esse dispositivo permanece vigente até 1946 quando é estabelecido uma nova organização, a Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Com o anseio em contribuir com a historiografia desse ensino, propõem-se uma análise tomando como fonte o referido Decreto, à luz do ferramental teórico metodológico da História Cultural, mobilizando os conceitos de apropriação e representação, de Chartier (2002), e de cultura escolar, segundo Julia (2001). Intenta-se identificar e analisar vestígios sobre o ensino de matemática, utilizando-se como categoria de análise, os saberes profissionais, de ensino e formação (HOFSTETTER, SCHNEUWLY, 2017), que foram apropriados como saberes profissionais de professores que ensinam matemática, matemática a ensinar e matemática para ensinar (VALENTE, 2017). Constata-se a existência de uma matemática a ensinar, tida como basilar aos saberes específicos e práticos, próprios da agricultura. No entanto, os vestígios de uma matemática para ensinar, apontaram para inexistência de um movimento de objetivação, tidos então como indeterminados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Caraiba de Castro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira (IFC), Santa Catarina, Brasil.

Referências

BLOCH, M. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Tradução de: André Telles. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BRASIL. Decreto nº. 7.673, de 18 de novembro de 1909. Cria o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7673-18-novembro-1909-520975-norma-pe.html. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Decreto nº. 8.819, de 20 de outubro de 1910. Cria o Ensino Agronômico e aprova seu respectivo regulamento. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8319-20-outubro-1910-517122-norma-pe.html. Acesso em: 15 nov. 2022.

CHARTIER, R. O mundo como representação. In: CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Tradução de: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2002, p. 61-80.

HOFFMANN, Y. T.;COSTA, D. A; ZIMMER, I. . GHEMAT-SC: Constituição, perspectiva e novos horizontes. In: José Francisco Custódio; David Antonio da Costa; Cláudia Regina Flores; Regina Célia Grando. (Org.). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): Contribuições para Pesquisa e Ensino. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 169-189.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: VALENTE, W.; HOFSTETTER, R. (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Maringá, v. 1, n. 1, p. 9-46, jan./jun. 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279. Acesso em: 10 nov. 2022.

PINTO, N. B. O fazer histórico-cultural em educação matemática: as lições dos historiadores. In: Seminário de História da Matemática. 7, 2007, Guarapuava, Anais..., Guarapuava: Brasil, Universidade do Centro-Oeste, p. 109-127.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In R. Hofstetter; W. R. Valente (Orgs.), Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física. 2017. p. 201-228.

VALENTE, W. R. & BERTINI, L. de F. (Orgs). A matemática do ensino: uma história do saber profissional 1870-1960. São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo. Coleção Educação & Saúde, Vol. 1, 2022, 241p.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática analisado em perspetiva histórica: contribuições teórico-metodológicas a partir do estudo sistemático de uma pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas. v. 21, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161. Acesso em: 15 nov. 2022.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A investigação do passado da educação matemática: memória e história. Investigación em educación MATEMÁTICA XII, SEIEM, Badajoz, p. 659-665, 2008. Disponível em: https://www.seiem.es/publicaciones/archivospublicaciones/actas/Actas12SEIEM/Apo19Rodrigues.pdf. Acesso: 01 nov. 2022.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 2, p.28 - 49, UFSC: 2007. Disponível em: http://www.redemat.mtm.ufc.br/revemat/2007_pdf/revista_2007_02_completo.PDF. Acesso: 12 nov. 2022.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 123-136, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160381. Acesso em: 07 nov. 2022.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas. REMATEC, Natal, RN, ano 8, n. 12, jan./jun., 2013.

VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun, 2001, p. 7- 47. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n33/n33a02.pdf. Acesso em: 07 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

CARAIBA DE CASTRO, Flavia. VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA A ENSINAR E DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA BRASILEIRO: Uma leitura do Decreto n. 8.319 de 1910 . Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/47. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica