VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA A ENSINAR E DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA BRASILEIRO: Uma leitura do Decreto n. 8.319 de 1910
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Ensino agrícola, Ensino de matemática, Saberes do ensino, GHEMAT-BrasilResumo
O Decreto n. 8.319, de 20 de outubro de 1910, cria o Ensino Agronômico e regulamenta, dentre outros, o ensino agrícola no Brasil. Esse dispositivo permanece vigente até 1946 quando é estabelecido uma nova organização, a Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Com o anseio em contribuir com a historiografia desse ensino, propõem-se uma análise tomando como fonte o referido Decreto, à luz do ferramental teórico metodológico da História Cultural, mobilizando os conceitos de apropriação e representação, de Chartier (2002), e de cultura escolar, segundo Julia (2001). Intenta-se identificar e analisar vestígios sobre o ensino de matemática, utilizando-se como categoria de análise, os saberes profissionais, de ensino e formação (HOFSTETTER, SCHNEUWLY, 2017), que foram apropriados como saberes profissionais de professores que ensinam matemática, matemática a ensinar e matemática para ensinar (VALENTE, 2017). Constata-se a existência de uma matemática a ensinar, tida como basilar aos saberes específicos e práticos, próprios da agricultura. No entanto, os vestígios de uma matemática para ensinar, apontaram para inexistência de um movimento de objetivação, tidos então como indeterminados.
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