ENSINO DE GEOMETRIA REFLETIDA NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR EM TESES E DISSERTAÇÕES
Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Geometria. CREPHIMat.Resumo
Este trabalho é decorrente de uma pesquisa que visa discutir sobre o ensino de geometria a partir da conexão com a história da matemática. Para tanto, expomos como pergunta de investigação em que termos o ensino da geometria está presente nas produções de programa de pós-graduação strictu sensu no Brasil? Visando responder o seguinte questionamento, apresentamos como objetivo descrever analiticamente teses e dissertações que contemplem abordagens para o ensino de Geometria em conexão com a História da Matemática. Nossa pesquisa é do tipo qualitativa e de cunho bibliográfico, onde temos como fonte de pesquisa a produção acadêmica-científica as teses e dissertações do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat. Dessa forma, os resultados apontam para uma diversidade quanto ao campo discursivo desta temática, o que pode permitir a ampliação das pesquisas, nessa área, como possibilidade de quebrar a resistência acadêmica e científica, bem como de melhoria para a educação e o ensino.
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