ENSINO DE GEOMETRIA REFLETIDA NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Geometria. CREPHIMat.

Resumo

Este trabalho é decorrente de uma pesquisa que visa discutir sobre o ensino de geometria a partir da conexão com a história da matemática. Para tanto, expomos como pergunta de investigação em que termos o ensino da geometria está presente nas produções de programa de pós-graduação strictu sensu no Brasil? Visando responder o seguinte questionamento, apresentamos como objetivo descrever analiticamente teses e dissertações que contemplem abordagens para o ensino de Geometria em conexão com a História da Matemática. Nossa pesquisa é do tipo qualitativa e de cunho bibliográfico, onde temos como fonte de pesquisa a produção acadêmica-científica as teses e dissertações do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat. Dessa forma, os resultados apontam para uma diversidade quanto ao campo discursivo desta temática, o que pode permitir a ampliação das pesquisas, nessa área, como possibilidade de quebrar a resistência acadêmica e científica, bem como de melhoria para a educação e o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre em Educação e Docência na linha de Educação Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado (lato sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio pelo Instituto Kennedy IFESP/RN (2009), Pós graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Gama Filho (2009), Pós graduado (lato sensu) em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - UCB (2007) e possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atuou como tutor à distância do curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Educação à Distância da UFOP. Tem interesse pelas áreas: cultura, etnomatemática e história da educação matemática.

Referências

BACCA, P. C. Geometria Analítica na Educação Básica: primeiros passos no plano cartesiano. Dissertação – Universidade Regional de Blumenau. 127f. 2013.

BRUGNERA, E. D. O uso da História da Matemática e o GeoGebra para o ensino e aprendizado da Geometria Analítica com ênfase no estudo de retas. Tese – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). 275f. 2018.

CÁCERES, F. O ensino de Geometria Euclidiana: possíveis contribuições da História da Matemática e da Resolução de Problemas de George Polya. Dissertação – Universidade Federal de São Carlos. 137f. 2015.

FERREIRA, L. Uma proposta de ensino de Geometria Hiperbólica: “construção do plano de Poincaré” com o uso do software GeoGebra. Dissertação – Universidade Estadual de Maringá. 291f. 2011.

FIGUEIRA, C. Visualização da Geometria nos primeiros anos escolares. Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1ºs e 2ºs ciclos. Lisboa. Junho de 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

GOMES, L. F. Vídeos didáticos e atividades baseadas na História da Matemática: uma proposta para explorar as Geometrias Não Euclidianas na Formação Docente. Dissertação – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 166f. 2017.

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, v. 4, p. 3-13, 1995.

MENDES, I. A. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. 2014. Relatório de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

NASCIMENTO, A. K. S. Geometrias não-Euclidianas como anômalas: implicações para o ensino de geometria e medidas. Dissertação – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 115f. 2013.

OLIVEIRA, J. D. S. A Geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750-1800) em atividades com o GeoGebra. Dissertação – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 222f. 2014.

PEREIRA. M. L. N. História da Matemática e Educação Matemática: como os professores concebem o uso da História da Geometria no ensino de Geometria. Dissertação – Universidade Federal de Mato Grosso. 334f. 2005.

SANTOS, L. S. A Geometria da escola e a utilização de histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental. Dissertação – Universidade Federal de Pelotas. 120f. 2014.

WALDOMIRO, T. de C. Abordagem Histórico – Epistemológica do ensino da Geometria fazendo uso da Geometria Dinâmica. Dissertação – Universidade de São Paulo. 90f. 2011.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

LOPES JÚNIOR, José Erildo. ENSINO DE GEOMETRIA REFLETIDA NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR EM TESES E DISSERTAÇÕES. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/81. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica