ENSINO DE GEOMETRIA REFLETIDA NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Geometria. CREPHIMat.

Resumo

Este trabalho é decorrente de uma pesquisa que visa discutir sobre o ensino de geometria a partir da conexão com a história da matemática. Para tanto, expomos como pergunta de investigação em que termos o ensino da geometria está presente nas produções de programa de pós-graduação strictu sensu no Brasil? Visando responder o seguinte questionamento, apresentamos como objetivo descrever analiticamente teses e dissertações que contemplem abordagens para o ensino de Geometria em conexão com a História da Matemática. Nossa pesquisa é do tipo qualitativa e de cunho bibliográfico, onde temos como fonte de pesquisa a produção acadêmica-científica as teses e dissertações do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat. Dessa forma, os resultados apontam para uma diversidade quanto ao campo discursivo desta temática, o que pode permitir a ampliação das pesquisas, nessa área, como possibilidade de quebrar a resistência acadêmica e científica, bem como de melhoria para a educação e o ensino.

Biografia do Autor

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre em Educação e Docência na linha de Educação Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado (lato sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio pelo Instituto Kennedy IFESP/RN (2009), Pós graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Gama Filho (2009), Pós graduado (lato sensu) em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - UCB (2007) e possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atuou como tutor à distância do curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Educação à Distância da UFOP. Tem interesse pelas áreas: cultura, etnomatemática e história da educação matemática.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

LOPES JÚNIOR, José Erildo. ENSINO DE GEOMETRIA REFLETIDA NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM OLHAR EM TESES E DISSERTAÇÕES. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/81. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica