O pensamento musical de Euler: contribuições a partir de fontes primárias ao estudo das relações históricas entre Música e Matemática
Palavras-chave:
Euler, Consonâncias, Temperamento uniforme, Expoente de um acorde, Música e MatemáticaResumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar, usando fontes primárias, o pensamento de Euler sobre Música, as consonâncias e suas relações com a Matemática. Além da revisão bibliográfica, sendo a metodologia adotada a qualitativa, as fontes primárias consultadas foram as nove primeiras cartas do tomo I de Letters of Euler on different subjects in natural philosophy e do artigo Conjecture sur la raison de quelques dissonances generalement reçues dans la musique, originais que constam do The Euler Archive. Esta investigação teve foco nas perguntas: qual o pensamento de Euler a respeito das relações entre Matemática e Música e por que seus trabalhos a respeito do tema são pouco conhecidos? O estudo inicial revela que suas explicações mantêm uma linha de pensamento herdada dos pitagóricos, utilizando-se de pontos espaçados para explicar as consonâncias, retratando as dissonâncias com diagramas menos simétricos e, sobretudo, defendendo os intervalos da escala justa, diante da ascensão do temperamento que caracterizou o século XVIII. Chama atenção sua ideia do expoente de um acorde, que visava hierarquizar as consonâncias a partir do uso que conhecemos como MMC e sua visão sobre o uso dos fatores primos na escala. Na bibliografia levantada, feita nos bancos de dados Scielo e CAPES; que conta com cartas, artigos, e biografias, há indícios – como relatos dos biógrafos e investigações prévias descritas nos artigos, bem como em traços aritméticos usando primos e razões – de que Euler não aceitava o temperamento uniforme, pois entendia que empobrecia os tons. Em contrapartida, nota-se que Euler defendia a manutenção da razão pitagórica da quinta justa perfeita e a inclusão do primo 7 nas subdivisões da escala. Sua reação ao temperamento, somado à atitude de desprezo pela Matemática por parte das Belas Artes na transição do XVIII para o XIX, permitem formular uma hipótese para explicar a razão de tais trabalhos terem sido esquecidos. Esta pesquisa pretende com isso, mostrar o contraste do pensamento de Euler com relação aos teóricos musicais do século XVIII, século em que gradativamente a Música se afasta das ciências Matemáticas e se coloca no hall das Belas Artes e do Virtuosismo que marcariam o século XIX.
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Referências
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