O pensamento musical de Euler: contribuições a partir de fontes primárias ao estudo das relações históricas entre Música e Matemática

Autores

Palavras-chave:

Euler, Consonâncias, Temperamento uniforme, Expoente de um acorde, Música e Matemática

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar, usando fontes primárias, o pensamento de Euler sobre Música, as consonâncias e suas relações com a Matemática. Além da revisão bibliográfica, sendo a metodologia adotada a qualitativa, as fontes primárias consultadas foram as nove primeiras cartas do tomo I de Letters of Euler on different subjects in natural philosophy e do artigo Conjecture sur la raison de quelques dissonances generalement reçues dans la musique, originais que constam do The Euler Archive. Esta investigação teve foco nas perguntas: qual o pensamento de Euler a respeito das relações entre Matemática e Música e por que seus trabalhos a respeito do tema são pouco conhecidos? O estudo inicial revela que suas explicações mantêm uma linha de pensamento herdada dos pitagóricos, utilizando-se de pontos espaçados para explicar as consonâncias, retratando as dissonâncias com diagramas menos simétricos e, sobretudo, defendendo os intervalos da escala justa, diante da ascensão do temperamento que caracterizou o século XVIII. Chama atenção sua ideia do expoente de um acorde, que visava hierarquizar as consonâncias a partir do uso que conhecemos como MMC e sua visão sobre o uso dos fatores primos na escala. Na bibliografia levantada, feita nos bancos de dados Scielo e CAPES; que conta com cartas, artigos, e biografias, há indícios – como relatos dos biógrafos e investigações prévias descritas nos artigos, bem como em traços aritméticos usando primos e razões – de que Euler não aceitava o temperamento uniforme, pois entendia que empobrecia os tons. Em contrapartida, nota-se que Euler defendia a manutenção da razão pitagórica da quinta justa perfeita e a inclusão do primo 7 nas subdivisões da escala. Sua reação ao temperamento, somado à atitude de desprezo pela Matemática por parte das Belas Artes na transição do XVIII para o XIX, permitem formular uma hipótese para explicar a razão de tais trabalhos terem sido esquecidos. Esta pesquisa pretende com isso, mostrar o contraste do pensamento de Euler com relação aos teóricos musicais do século XVIII, século em que gradativamente a Música se afasta das ciências Matemáticas e se coloca no hall das Belas Artes e do Virtuosismo que marcariam o século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Vaz de Lima, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Mestre em Ciências (Matemática - PROFMAT - 2018) e Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP - 2012), atualmente em processo de especialização em Ciência & Tecnologia (UFABC). Atua em todos os níveis de ensino e, desde Janeiro de 2020, como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), sobretudo no curso superior de Bacharelado em Engenharia Civil e na disciplina de Fundamentos de Matemática dos cursos técnicos  e tecnólogos. Com experiência acadêmica e pedagógica nas áreas de Ciências e Matemática, Ensino e aprendizado da Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Geometria e seu Ensino, História das Matemáticas e Ciências, Interdisciplinaridade e relações entre linguagens matemáticas e artísticas. Faz parte, como vice-líder, do GEPECM - Grupo de Pesquisa em Ciências e Matemática do IFPB. Outras experiências e competências: organização do L.E.M. do IFPB Campus Patos, eventos acadêmicos nacionais e internacionais, membro de comissões de eventos locais, livro e capítulo de livro publicados, projetos de ensino, extensão, pesquisa via editais PIBIC e Interconecta, além de orientação de monitorias e de estágios na área de Matemática.

Referências

DU PASQUIER, L. Leonhard Euler and his friends. Maine Press Publishing Company, 2008.

EULER, L. P. Conjecture sur la raison de quelques dissonances generalement reçues dans la musique. Scaramaza, J., trad. 1766 (E314). Disponível em: https://scholarlycommons.pacific.edu/euler-works/314/. Acesso em: 16/12/2022.

EULER, L. P. Letters of Euler on different subjects in natural philosophy addressed to a german princess, Vol. 1. Brewster, D., trad. Edinburgh: 1823 (E343). Disponível em: https://scholarlycommons.pacific.edu/euler-works/343/. Acesso em: 16/12/2022.

GERSTMAN, E. V. Euler and the history of a certain Musical-Mathematical idea. In: Euler and modern Science. Bogoliubov, N. N., ed. Washington, DC: Mathematical Association of America, 2007.

PESIC, P. Euler’s Musical Mathematics. In: Years Ago, Volume 35, No. 2. Rowe, D., ed. New York: Springer Science + Business Media New York, 2013. P. 35-43.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

LIMA, Guilherme Augusto Vaz de. O pensamento musical de Euler: contribuições a partir de fontes primárias ao estudo das relações históricas entre Música e Matemática. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/96. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pôster