HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO: dialogando com Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos e Vandana Shiva
Palavras-chave:
Educação problematizadora, Epistemologias do sul, Monoculturas da menteResumo
A história da matemática tem, dentre suas propostas, buscado levar para a sala de aula discussões socioculturais sobre o desenvolvimento e a prática da matemática. Essas perspectivas evidenciam a importância da valorização da diversidade cultural do conhecimento ao longo da história e nos diferentes grupos sociais. Este texto apresenta um diálogo entre a história da matemática e conceitos propostos por pensadores da educação e da sociologia que, de certa forma, evidenciam e justificam a importância da abordagem histórica numa perspectiva sociocultural em sala de aula. Para isso, apresentamos os conceitos de educação problematizadora de Paulo Freire, epistemologias do sul de Boaventura de Sousa Santos e monoculturas da mente de Vandana Shiva. Esses conceitos coadunam com uma visão de que as aulas de matemática devem fazer sentido para os estudantes, além de possibilitarem o desenvolvimento de um pensamento crítico para a compreensão e inserção de forma mais profícua na realidade em que estão inseridos.
Downloads
Referências
BAGNI, G. T.; FURINGHETTI, F; SPAGNOLO, F. History and epistemology in mathematics education. In CANIZZARO, L.; PESCI, A.; ROBUTTI, O. (Eds.). Research and Teacher Training in Mathematics Education in Italy: 2000-2003. Milano: Ghisetti & Corvi. 2004. p. 207-221.
BARBIN, E. Integrating History: research perspectives. In: FAUVEL, J.; MAANEN, J. (Eds.). History in Mathematics Education. New ICMI Study Series, 6. New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow: Kluwer Academic Publishers, 2002. p. 63-90.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
DOMITE, M. C. S. Problem Posing and problematization in the process of learning and teaching mathematics. Adult Education and Development Journal, v. 57, p. 2731, 2001.
FAUVEL, J.; MAANEN, J. (Eds.). History in Mathematics Education. New ICMI Study Series, 6. New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow: Kluwer Academic Publishers, 2002.
FRANKENSTEIN, M. Educação Matemática Crítica: uma aplicação da Epistemologia de Paulo Freire. In. BICUDO, M. A. V. (Org.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005. p. 101-140.
GERDES, P. Etnomatemática: cultura, matemática, educação. Maputo: Instituto Superior Pedagógico, 1991.
GÓMEZ-GRANELL, C. Aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In. TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKI, L. (Ed.). Além da Alfabetização: a aprendizagem onológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1997. p. 257-282.
KARP, A.; SCHUBRING, G. Handbook on the History of Mathematics Education. Springer: New York/Heidelberg/Drodrecht/London, 2014.
KATZ, V. J. (Ed.). Using History to Teach Mathematics: an international perspective. The Mathematical Association of America, 2000.
KNIJNIK, G. Exclusão e Resistência: educação matemática e legitimidade cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
MENDES, I. A. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: Argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké. v. 5, n. 8, p. 73-106. 1997.
MIGUEL, A.; BRITO, A. J.; CARVALHO, D. L.; MENDES, I. A. História da Matemática em Atividades Didáticas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MIGUEL, A.; MENDES, I. A. Mobilizing Histories in Mathematics Teacher Education: memories, social practices and discursive games. ZDM Mathematics Education, v. 42, p. 381-392, 2010.
OLIVEIRA, Z. V. Concepções de matemática e implicações para a aprendizagem: um breve estudo. In: BOTO, C.; SANTOS, V. M.; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. (Orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 309-325.
OLIVEIRA, Z. V. A história da matemática sob um olhar freireano: (re)visitar a história pode possibilitar uma educação matemática problematizadora? In: VALLE, Júlio César Augusto do (Org.). Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022, v. 1, p. 65-81.
OLIVEIRA, Z. V.; ALVIM, M. H. História das Ciências e da Matemática, Educação Problematizadora e Epistemologias do Sul: para se pensar um ensino de ciências e de matemática crítico. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 554-581, 2020.
OLIVEIRA, Z. V.; ALVIM, M. H. Dimensões da abordagem histórica no Ensino de Ciências e de Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 743-774, 2021.
PAULOS, J. A. Innumeracy: mathematical illiteracy and its consequences. New York: Vintage Books, 1990.
PIZA, S.; PANSARELLI, D. Sobre a descolonização do conhecimento: a invenção de outras epistemologias. Estudos de Religião. v. 26, n. 43, p. 25-35, 2012.
ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar. 2012.
ROQUE, T. Desmascarando a equação. A história no ensino de que matemática? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 167-185, 2014.
SAITO, F.; DIAS, M. S. Interface entre História da Matemática e Ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência e Educação. v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologia dos Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
SANTOS, B. S. El milenio huérfano: ensayos para una nueva cultura política. Bogotá: ILSA, 2005.
SANTOS, B. S. Epistemologías del Sur. Utopía y Praxis Latinoamericana. a. 16, n. 54, p. 17-39, 2011.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2013.
SHELL-GELLASCH, A. (Ed.). Hands on History: a resource for teaching mathematics. The Mathematical Associantion of America, 2007.
SHIVA, V. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.
SILVA, T. T. Pedagogia do Oprimido versus Pedagogia dos Conteúdos. In: SILVA, T. T. Teorias do Currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000. p. 58-66.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.