HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO: dialogando com Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos e Vandana Shiva

Autores

Palavras-chave:

Educação problematizadora, Epistemologias do sul, Monoculturas da mente

Resumo

A história da matemática tem, dentre suas propostas, buscado levar para a sala de aula discussões socioculturais sobre o desenvolvimento e a prática da matemática. Essas perspectivas evidenciam a importância da valorização da diversidade cultural do conhecimento ao longo da história e nos diferentes grupos sociais. Este texto apresenta um diálogo entre a história da matemática e conceitos propostos por pensadores da educação e da sociologia que, de certa forma, evidenciam e justificam a importância da abordagem histórica numa perspectiva sociocultural em sala de aula. Para isso, apresentamos os conceitos de educação problematizadora de Paulo Freire, epistemologias do sul de Boaventura de Sousa Santos e monoculturas da mente de Vandana Shiva. Esses conceitos coadunam com uma visão de que as aulas de matemática devem fazer sentido para os estudantes, além de possibilitarem o desenvolvimento de um pensamento crítico para a compreensão e inserção de forma mais profícua na realidade em que estão inseridos.

Biografia do Autor

Zaqueu Vieira Oliveira, Pesquisador independente

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor
em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
(Unesp), com período sanduíche na Universidade de Lisboa, e pós-doutor pelo Programa de
Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do
ABC (UFABC).

Referências

BAGNI, G. T.; FURINGHETTI, F; SPAGNOLO, F. History and epistemology in mathematics education. In CANIZZARO, L.; PESCI, A.; ROBUTTI, O. (Eds.). Research and Teacher Training in Mathematics Education in Italy: 2000-2003. Milano: Ghisetti & Corvi. 2004. p. 207-221.

BARBIN, E. Integrating History: research perspectives. In: FAUVEL, J.; MAANEN, J. (Eds.). History in Mathematics Education. New ICMI Study Series, 6. New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow: Kluwer Academic Publishers, 2002. p. 63-90.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

DOMITE, M. C. S. Problem Posing and problematization in the process of learning and teaching mathematics. Adult Education and Development Journal, v. 57, p. 2731, 2001.

FAUVEL, J.; MAANEN, J. (Eds.). History in Mathematics Education. New ICMI Study Series, 6. New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow: Kluwer Academic Publishers, 2002.

FRANKENSTEIN, M. Educação Matemática Crítica: uma aplicação da Epistemologia de Paulo Freire. In. BICUDO, M. A. V. (Org.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005. p. 101-140.

GERDES, P. Etnomatemática: cultura, matemática, educação. Maputo: Instituto Superior Pedagógico, 1991.

GÓMEZ-GRANELL, C. Aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In. TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKI, L. (Ed.). Além da Alfabetização: a aprendizagem onológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1997. p. 257-282.

KARP, A.; SCHUBRING, G. Handbook on the History of Mathematics Education. Springer: New York/Heidelberg/Drodrecht/London, 2014.

KATZ, V. J. (Ed.). Using History to Teach Mathematics: an international perspective. The Mathematical Association of America, 2000.

KNIJNIK, G. Exclusão e Resistência: educação matemática e legitimidade cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MENDES, I. A. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: Argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké. v. 5, n. 8, p. 73-106. 1997.

MIGUEL, A.; BRITO, A. J.; CARVALHO, D. L.; MENDES, I. A. História da Matemática em Atividades Didáticas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

MIGUEL, A.; MENDES, I. A. Mobilizing Histories in Mathematics Teacher Education: memories, social practices and discursive games. ZDM Mathematics Education, v. 42, p. 381-392, 2010.

OLIVEIRA, Z. V. Concepções de matemática e implicações para a aprendizagem: um breve estudo. In: BOTO, C.; SANTOS, V. M.; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. (Orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 309-325.

OLIVEIRA, Z. V. A história da matemática sob um olhar freireano: (re)visitar a história pode possibilitar uma educação matemática problematizadora? In: VALLE, Júlio César Augusto do (Org.). Paulo Freire e educação matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022, v. 1, p. 65-81.

OLIVEIRA, Z. V.; ALVIM, M. H. História das Ciências e da Matemática, Educação Problematizadora e Epistemologias do Sul: para se pensar um ensino de ciências e de matemática crítico. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 554-581, 2020.

OLIVEIRA, Z. V.; ALVIM, M. H. Dimensões da abordagem histórica no Ensino de Ciências e de Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 743-774, 2021.

PAULOS, J. A. Innumeracy: mathematical illiteracy and its consequences. New York: Vintage Books, 1990.

PIZA, S.; PANSARELLI, D. Sobre a descolonização do conhecimento: a invenção de outras epistemologias. Estudos de Religião. v. 26, n. 43, p. 25-35, 2012.

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar. 2012.

ROQUE, T. Desmascarando a equação. A história no ensino de que matemática? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 167-185, 2014.

SAITO, F.; DIAS, M. S. Interface entre História da Matemática e Ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência e Educação. v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologia dos Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

SANTOS, B. S. El milenio huérfano: ensayos para una nueva cultura política. Bogotá: ILSA, 2005.

SANTOS, B. S. Epistemologías del Sur. Utopía y Praxis Latinoamericana. a. 16, n. 54, p. 17-39, 2011.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2013.

SHELL-GELLASCH, A. (Ed.). Hands on History: a resource for teaching mathematics. The Mathematical Associantion of America, 2007.

SHIVA, V. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.

SILVA, T. T. Pedagogia do Oprimido versus Pedagogia dos Conteúdos. In: SILVA, T. T. Teorias do Currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000. p. 58-66.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO: dialogando com Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos e Vandana Shiva. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/97. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica