O ENSINO DE ARITMÉTICA NO MENSAGEIRO RURAL: a perspectiva de Helena Antipoff

Autores

  • Sergio Geraldo dos Santos sergio.geraldo@aluno.ufop.edu.br
    Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Davidson Paulo Azevedo Oliveira davidson@cefetmg.br

  • Roseli Alves Moura rmoura@ufrrj.br

Palavras-chave:

Mensageiro Rural, Helena Antipoff, Aritmética, Fazendo do Rosário, Escola Normal Rural

Resumo

O presente trabalho é um fragmento de pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A abordagem metodológica desta pesquisa está pautada por discussões em torno das relações humanas, sociais, qualitativa do tipo documental, na qual se investiga os saberes matemáticos para professores de matemática presentes no Mensageiro Rural, folha mensal destinada a professoras de cursos para professores rurais de Ibirité-MG. Neste artigo apresentamos uma breve descrição dos primeiros exemplares que iniciaram em 1953, sobretudo da coluna “O canto da matemática”, que se refere a aritmética. O estudo historiográfico envolveu todo o período informado, a partir daí, fizemos uma descrição e com isso os resultados parciais de nossa análise identificou nos exemplares 2, 3 e 4 de 1953, saberes matemáticos referente a aritmética. Permeado por um ensino concreto com a utilização de espigas de milho nas aulas de aritmética, com noções de quantidade, paridade de números, do zero, sistema de numeração decimal e por fim a noção de números primos, foi possível observar nesses exemplares propostas pedagógicas para que as professoras trabalhassem com seus alunos e suas alunas em sala. Observamos, também, que o Mensageiro Rural tinha importância no que se referia aos acontecimentos da época nos cursos para professores do Instituto Superior de Educação Rural, que circulou de 1953 a 1985 e também com a sua proposta de auxiliar os professores do estado de Minas Gerais de acordo com os objetivos pedagógicos vigentes em várias épocas desse longo período.

Referências

ANTIPOFF, Helena: “O Canto da matemática”. Mensageiro Rural, EFCB, Ibirité/MG, nº. 2, p. 2, junho. 1953.

ANTIPOFF, Helena. “O Canto da matemática”. Mensageiro Rural, EFCB, Ibirité/MG, nº. 3, p. 2, julho. 1953.

ANTIPOFF, Helena. “O Canto da matemática”. Mensageiro Rural, EFCB, Ibirité/MG, nº. 4, p. 2, agosto. 1953.

ANTIPOFF, Daniel I. Helena Antipoff: sua vida, sua obra. Rio de Janeiro. J. Olympio, 1975.

ALMEIDA, Marilene Oliveira; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. O Protagonismo de Helena Antipoff no Movimento da Educação pela Arte no Brasil. Revista VIS, Brasília, v. 1, n. 20, p. 76-96, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis.

BACELLAR, Carlos de Almeida Prado. Uso e mau uso dos arquivos. Fontes históricas. Tradução . São Paulo: Contexto, 2006. . . Acesso em: 05 set. 2022.

BICALHO, Euzébio Dias: Como nasceu o mensageiro rural. Mensageiro Rural - EFCB, Ibirité/MG, nº. 1, p. 1, maio. 1953.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática., v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007.

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação. Brasília. Plano Editora, 2003.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

GERALDO DOS SANTOS, Sergio; PAULO AZEVEDO OLIVEIRA, Davidson; ALVES MOURA, Roseli. O ENSINO DE ARITMÉTICA NO MENSAGEIRO RURAL: a perspectiva de Helena Antipoff. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/23. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica