HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: o que dizem as diretrizes do Provão e Enade
Palavras-chave:
Avaliação do Ensino Superior, História da Matemática no ensino, Exame Nacional de Cursos, Exame Nacional de Desempenho dos EstudantesResumo
O trabalho apresenta uma investigação sobre os conhecimentos históricos presentes nas diretrizes do Exame Nacional de Cursos (ENC) – Provão e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para o curso de Matemática. Para isso, consideramos as informações disponibilizadas das diretrizes desde a primeira edição do Provão em 1998 até a edição de 2021 do Enade. As diretrizes disponíveis do Provão foram somente das edições de 1998 e 2000 e do Enade foram as edições: 2005; 2008; 2011; 2014; 2017 e 2021. Com base nas diretrizes dos exames podemos inferir que se espera que o estudante de Matemática do Bacharelado e da Licenciatura tenha desenvolvido em sua formação inicial saberes que possibilitem uma visão histórica e crítica da Matemática, em várias fases de sua evolução, concebendo a Matemática como um corpo de conhecimento rigoroso, formal e dedutivo, produto da atividade humana, historicamente construído. Com relação aos conteúdos avaliados a História da Matemática enquanto uma tendência metodológica a ser utilizada no ensino da Matemática aparece apenas para a Licenciatura.
Downloads
Referências
BARREYRO, G. B.; ROTHEN, J. C. Para uma história da avaliação da Educação Superior brasileira: análise dos documentos do Paru, Cnres, Geres e Paiub. Avaliação, Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, p. 131-152, mar. 2008.
BORGES, L. C. A História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática: Um estudo em teses e dissertações brasileiras. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
BRASIL. Parecer CNE/CES 1.302/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf >. Acesso em: 11 jul. 2022.
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Cursos (Provão) – 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/iniciativas-descontinuadas/provao>. Acesso em 17 out. 2021.
CHAQUIAM, M. Ensaios temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: SBEM/ SBEM-PA, 2017.
GALVÃO, C.; PONTE, J. P. da. Introdução. In: GALVÃO, C. et al. GALVÃO, C.; PONTE, J. P. da. (Organizadores). Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas. 1ª ed. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Nota Técnica- Cálculo da nota final do Enade. 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/Enade/notas_tecnicas/2019/nota_tecnica_n20-2019_CGCQES-DAES_calculo_NF_Enade.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade. Acesso em: 06 jan. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Exame Nacional de Cursos (Provão). 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/iniciativas-descontinuadas/provao. Acesso em: 06 jan. 2021.
MENDES, I. A. Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: A Propósito das Dissertações e Teses (1990-2010). Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 14, n. 3, p. 465-480, 2012.
MIGUEL, A.; BRITO, A. J. A história da matemática na formação do professor de matemática. In: FERREIRA, Eduardo Sebastiani (Org.) Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.
PONTE, J. P. da. Formação do professor de Matemática: Perspectivas atuais. In: PONTE, J. P. da. (Org.). Práticas profissionais dos professores de Matemática. 1ª ed. Lisboa, Instituto de Educação, 2014.
SOUZA, L. H. G. R de. Políticas Públicas em Educação Superior no Brasil: análise do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, na perspectiva o modelo ciclo político. 2013. 141f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Programa de Pós-Graduação em Administração, Viçosa, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.