HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: o que dizem as diretrizes do Provão e Enade

Autores

Palavras-chave:

Avaliação do Ensino Superior, História da Matemática no ensino, Exame Nacional de Cursos, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Resumo

O trabalho apresenta uma investigação sobre os conhecimentos históricos presentes nas diretrizes do Exame Nacional de Cursos (ENC) – Provão e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para o curso de Matemática. Para isso, consideramos as informações disponibilizadas das diretrizes desde a primeira edição do Provão em 1998 até a edição de 2021 do Enade. As diretrizes disponíveis do Provão foram somente das edições de 1998 e 2000 e do Enade foram as edições: 2005; 2008; 2011; 2014; 2017 e 2021. Com base nas diretrizes dos exames podemos inferir que se espera que o estudante de Matemática do Bacharelado e da Licenciatura tenha desenvolvido em sua formação inicial saberes que possibilitem uma visão histórica e crítica da Matemática, em várias fases de sua evolução, concebendo a Matemática como um corpo de conhecimento rigoroso, formal e dedutivo, produto da atividade humana, historicamente construído. Com relação aos conteúdos avaliados a História da Matemática enquanto uma tendência metodológica a ser utilizada no ensino da Matemática aparece apenas para a Licenciatura.

Biografia do Autor

Eliane Siviero da Silva Dalbon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOSTE

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Do Paraná - Campus de Campo Mourão (2014). Mestrado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017). Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2022)

Dulcyene Maria Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009), com estágio (doutorado sanduíche) na Universidade de Lisboa (2007-2008) e pós-doutorado na Universidade de Lisboa (2017-2019). É professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, desde 2003. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, história da matemática, história da educação matemática, história da educação luso-brasileira, história e livro didático e Pibid. Foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unioeste (Pibid), de 2013 a 2017. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) Unioeste.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

DALBON, Eliane Siviero da Silva; RIBEIRO, Dulcyene Maria. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: o que dizem as diretrizes do Provão e Enade. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/43. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica

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