TEORIA BRITÂNICA DOS INVARIANTES: os protagonistas e os autores secundários

Autores

Palavras-chave:

Teoria dos Invariantes, Jornais de Cambridge, Comunidade de Práticas

Resumo

A profissão de matemático, no sentido de uma pessoa que ganha a vida com a pesquisa na área, não tinha espaço na Inglaterra da primeira metade do século XIX. Um dos motivos para a mudança deste cenário, foi o advento da Teoria dos Invariantes que se revelou uma ponte entre as práticas britânicas e do continente europeu. Este trabalho tem o objetivo de apresentar um grupo de matemáticos que contribuiu para o desenvolvimento da agenda dos invariantes, iniciada por Cayley na década de 1840, e surgiu nas páginas dos Jornais de Cambridge em suas três versões: Cambridge Mathematical Journal (CMJ); Cambridge and Dublin Mathematical Journal (CDMJ); e The Quarterly Journal of Pure and Applied Mathematics (QJPAM). Olhar para estes periódicos se justifica pelo fato de terem sido os primeiros jornais especializados em matemática no Reino Unido. A historiografia tradicional aponta os nomes de George Boole (1815 – 1864), Arthur Cayley (1821 – 1895) e James Joseph Sylvester (1814 – 1897) como personagens responsáveis pelo desenvolvimento da Teoria dos Invariantes. Entretanto, este não são os únicos nomes britânicos na história da Teoria. É importante apresentar os autores que colaboraram com práticas e reflexões nos jornais especializados entre 1837 e 1865. Este período marca o surgimento do CMJ e a fundação da London Mathematical Society (LMS), primeira sociedade de matemáticos na Inglaterra. Como forma de identificar este grupo, utilizamos os conceitos de rede de textos, como descrito por Brechenmacher (2006), e comunidade de práticas, como descrito por Wenger (1999). Com isso, encontramos seis autores, diferente dos três mais famosos, que fizeram parte da comunidade de práticas. Percebemos que a presença destes novos nomes colabora para o processo de ganho de credibilidade da matemática britânica, fator que influencia na ampliação dos espaços para pessoas que trabalhavam com matemática.

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Biografia do Autor

Magno Luiz Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2006) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2009). Atualmente é Prof. de ens. básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas:álgebra, Ensino de álgebra, Crenças e Concepções

Leandro Silva Dias, PEMAT/UFRJ ; IFRJ/Campus Volta Redonda

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Daniel Felipe Neves Martins, PEMAT/UFRJ ; Colégio Pedro II

Bacharel e Licenciado em Matemática pelo IM-UFRJ (1993) com Especialização em Matemática para Professores de Matemática também pelo IM-UFRJ (2000). É Mestre em Ciências pelo PESC COPPE-UFRJ (2005) e Doutor em Ciências pelo PPGHCTE-UFRJ (2011). Tem experiência no Ensino de Matemáticas nos diferentes níveis escolares. Foi coordenador pedagógico de Matemática do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão II (2014-2017). Foi coordenador de área de Matemática e Desenho Geométrico do Programa de Residencia Docente -PRD, do Colégio Pedro II (2014-2019) e atualmente, supervisor da área de Matemática (2019-). Professor do Mestrado em Matemática em Rede Nacional, Pólo CP2 da Sociedade Brasileira de Matemática desde 2015 e Coordenador do Programa de Especialização em Educação- Matemática do CP2 desde 2017. É professor do Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão III . Nos últimos 20 anos vem dedicando-se à formação de professores de Matemática através de coordenações pedagógicas desta disciplina e na autoria e supervisão de materiais didáticos. Como reflexo da pesquisa de doutoramento, concentra suas leituras e reflexões na área de História da Matemática Alemã da segunda metade do século XIX, especialmente dedicado aos trabalhos de David Hilbert em Geometria Sintética e Teoria dos Invariantes Algébricos. Em estágio de pós-doutoramento sob as supervisões de Gérard Émile Grimberg (UFRJ) e Phillippe Nabonnand (Université de Lorraine - Nancy) pesquisa os trabalhos de Jean Gaston Darboux, na área de História da Geometria Diferencial na França do século XIX.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

FERREIRA, Magno Luiz; DIAS, Leandro Silva; MARTINS, Daniel Felipe Neves. TEORIA BRITÂNICA DOS INVARIANTES: os protagonistas e os autores secundários. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/79. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica