PROTAGONISMO FEMININO NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ESPIRITOSSANTENSE

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Narrativas, Ensino Secundário, Ensino Superior

Resumo

O presente estudo refere-se a releitura de memórias, individuais e coletivas, envolvendo o protagonismo da atuação de duas professoras, em um contexto histórico inicial da formação e certificação de professores secundaristas de matemática no estado do Espírito Santo, bem como do advento da formação superior, com a primeira Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras na Universidade Federal do Espírito Santo. As bases teóricas metodológicas, são documentais e se apoiam em princípios da narrativa, a partir de enunciações obtidas em entrevistas. As análises buscam a produção de significados para a compreensão de uma elaboração histórica, tendo por contexto educacional a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário - CADES, e, logo depois o Curso de Matemática, instituído oficialmente em 1964, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Espírito Santo – FAFI. Este trabalho, com interseção na pesquisa de um doutorado em desenvolvimento, nos permitiu observar e deixar registrado o empenho das professoras Myrtha Salloker Fayet e Nicea Moreira Bussinger, ora na CADES, atuando nas questões do ensino secundário, ora no ensino superior, investindo esforços na criação e consolidação do primeiro curso de Matemática no Espírito Santo, bem como na contribuição inicial às disciplinas de Didática e Prática de Ensino.

Biografia do Autor

Célio Moacir dos Santos, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo - SEDUC

Professor com graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (2005). Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras-UFLA(2008) e em Formação de Mediadores em Educação à Distância pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (2011) . Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.Professor de Matemática da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo, sócio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática - GHEMAT-Brasil e integrante do Grupo de Pesquisas em História da Matemática e Saberes Tradicionais - GHMAT/Ifes. Doutorando no Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes.

Lígia Arantes Sad, Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professora titular, aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, sendo professora de matemática no Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo; e Professora do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Ifes - campus Vila Velha. Pesquisa principalmente nos seguintes campos: história da matemática, educação matemática, epistemologia e diversidade cultural

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

SANTOS, Célio Moacir dos; SAD, Lígia Arantes. PROTAGONISMO FEMININO NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ESPIRITOSSANTENSE . Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/44. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica