PROTAGONISMO FEMININO NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ESPIRITOSSANTENSE
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Narrativas, Ensino Secundário, Ensino SuperiorResumo
O presente estudo refere-se a releitura de memórias, individuais e coletivas, envolvendo o protagonismo da atuação de duas professoras, em um contexto histórico inicial da formação e certificação de professores secundaristas de matemática no estado do Espírito Santo, bem como do advento da formação superior, com a primeira Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras na Universidade Federal do Espírito Santo. As bases teóricas metodológicas, são documentais e se apoiam em princípios da narrativa, a partir de enunciações obtidas em entrevistas. As análises buscam a produção de significados para a compreensão de uma elaboração histórica, tendo por contexto educacional a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário - CADES, e, logo depois o Curso de Matemática, instituído oficialmente em 1964, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Espírito Santo – FAFI. Este trabalho, com interseção na pesquisa de um doutorado em desenvolvimento, nos permitiu observar e deixar registrado o empenho das professoras Myrtha Salloker Fayet e Nicea Moreira Bussinger, ora na CADES, atuando nas questões do ensino secundário, ora no ensino superior, investindo esforços na criação e consolidação do primeiro curso de Matemática no Espírito Santo, bem como na contribuição inicial às disciplinas de Didática e Prática de Ensino.
Downloads
Referências
ARAÚJO, O. H. A.; RODRIGUES, J. M. C.; ARAGÃO,W. H. O (des) lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.21, n. 1, p. 215-226, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.1.2017.9534. Acesso em: 20 jun. 2022.
BARALDI, I. M.; GAERTNER, R. Contribuições da CADES para a Educação (Matemática) Secundária no Brasil: uma Descrição da Produção Bibliográfica (1953-1971). Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 35, Abr., 2010. p. 159-183.
BRUNER, J. Atos de Significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRUNER, J.. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, v. 18, n. 1, p. 1-21, 1991.Disponível em: https://www.sas.upenn.edu/~cavitch/pdf-library/Bruner_Narrative.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.
CARVALHO, J. M. A formação do professor e do pesquisador, em nível superior, no Brasil: análise histórica do discurso do governo e da comunidade acadêmico-científica (1945-1964). 1992. 482 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992.
GOMES, D. A. A Cades e a formação de professores de matemática no Espírito Santo (1950 a 1970). 2021. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.
LE GOFF, J. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. 6 ed. Campinas: Editora Unicamp, 2012.
LOPES, M. H. S.; SOUZA, L. A. “COMO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL”: UM MANUAL DA CADES E SUAS PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Anais [...] Mato Grosso do Sul: v. 9, n. 1, 2015.
PINTO, D. C.. CADES e sua presença em Minas Gerais. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação – COPEHE, II, 2003, Uberlândia. Anais [...] Uberlândia: COPEHE, 2003. Disponível em: https://eventos.ufu.br/copehe. Acesso em: 17 nov. 2022.
REIS, P. O ensino da ética nas aulas de ciências através do estudo de casos. Interacções, v. 5, p. 36-45, 2007. Disponível em http://nonio.eses.pt/interaccoes. Acesso em: 17 nov. 2022.
SAD, Lígia Arantes. O curso de formação de professores de matemática no Espírito Santo: uma história (1960 – 1990). In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA REGIÃO SUDESTE, 2007, São Paulo. Anais […] São Paulo.
SANTOS, M. G. Formação superior específica de professores de Matemática no Espírito Santo: uma história de 1964 a 2000. 2013. 189 f. (Dissertação em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais - Seminário Nacional de História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.