CAMINHOS DE INTEGRAÇÃO FÉRTIL NOS ESTUDOS ENTRE PITAGÓRICOS E RAZÃO ÁUREA
Palavras-chave:
Pentagrama pitagórico, razão áurea, história e educação matemáticaResumo
O presente estudo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado em curso, tendo por finalidade abordar discussões envolvendo uma temática que busca compreender o desenvolvimento histórico a respeito da noção de razão áurea. A partir delas, este trabalho tem por objetivo investigar a relação entre os pitagóricos, o pentagrama e significados matemáticos produzidos nas leituras críticas de diversas enunciações, por vezes não tão explícitas ao se referirem aos contextos antigos, nos quais a razão áurea foi trabalhada como número místico e advindo geometricamente de segmentos incomensuráveis. A base teórica considera os princípios da história cultural crítica, e metodologicamente prioriza a análise documental histórica, instigando reflexões que podem contribuir para fomentar investigações, bem como produção de significados e conhecimentos de outros tópicos matemáticos envolvidos, os quais estão, atualmente, no cotidiano das práticas e atividades de ensino e aprendizagem da matemática básica. Parcialmente, são indicadas possibilidades de integrar elementos geométricos e aritméticos em diferentes campos científicos, em especial na matemática, ao investigar e explicitar modos de geração do número irracional denominado de razão áurea.
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