CAMINHOS DE INTEGRAÇÃO FÉRTIL NOS ESTUDOS ENTRE PITAGÓRICOS E RAZÃO ÁUREA

Autores

Palavras-chave:

Pentagrama pitagórico, razão áurea, história e educação matemática

Resumo

O presente estudo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado em curso, tendo por finalidade abordar discussões envolvendo uma temática que busca compreender o desenvolvimento histórico a respeito da noção de razão áurea. A partir delas, este trabalho tem por objetivo investigar a relação entre os pitagóricos, o pentagrama e significados matemáticos produzidos nas leituras críticas de diversas enunciações, por vezes não tão explícitas ao se referirem aos contextos antigos, nos quais a razão áurea foi trabalhada como número místico e advindo geometricamente de segmentos incomensuráveis. A base teórica considera os princípios da história cultural crítica, e metodologicamente prioriza a análise documental histórica, instigando reflexões que podem contribuir para fomentar investigações, bem como produção de significados e conhecimentos de outros tópicos matemáticos envolvidos, os quais estão, atualmente, no cotidiano das práticas e atividades de ensino e aprendizagem da matemática básica. Parcialmente, são indicadas possibilidades de integrar elementos geométricos e aritméticos em diferentes campos científicos, em especial na matemática, ao investigar e explicitar modos de geração do número irracional denominado de razão áurea.

Biografia do Autor

Patrick Storch Sório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Professor de Matemática do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na EEEFM Elice Baptista Gaudio. Licenciado em Matemática no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES - 2016) e Mestrando no programa de Pós - Graduação em Ciências e Matemática (Educimat - Ifes). Atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes) de 2012 a 2015 realizando práticas sobre o Ensino da Matemática na Educação Básica. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Pura, Matemática Aplicada e Educação Matemática (GEPEMEM -IFES) e também é membro do projeto de pesquisa Pitagorismo: bases históricas, filosóficas e práticas. 

Lígia Arantes Sad, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Cefor

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professora titular, aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, sendo professora de matemática no Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo; e Professora do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Ifes - campus Vila Velha. Pesquisa principalmente nos seguintes campos: história da matemática, educação matemática, epistemologia e diversidade cultural.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

STORCH SÓRIO, Patrick; SAD, Lígia Arantes. CAMINHOS DE INTEGRAÇÃO FÉRTIL NOS ESTUDOS ENTRE PITAGÓRICOS E RAZÃO ÁUREA. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/72. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica