HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: está sujeita à avaliação?
Palavras-chave:
Aprender em história da matemática, Avaliação de aprendizagem, Ensino e aprendizagem de matemática, História da matemáticaResumo
O objetivo do presente artigo é tecer considerações a respeito de um dos argumentos trazidos por Siu (2006) contra a inserção da história da matemática nas aulas de matemática. Tal argumento, levantado em uma pesquisa com 360 (trezentos e sessenta) professores, diz que mesmo que a história da matemática seja inserida no currículo de matemática do ensino fundamental ou médio, esse conteúdo não poderá ser avaliado, pois não faz sentido colocar perguntas de HM na prova de matemática. A argumentação para o nosso artigo se fundamenta em pesquisa bibliográfica, compondo-se sobretudo de leituras em artigos científicos e livros nos quais educadores matemáticos afirmam que a inserção da HM em sala possui objetivo distinto do que seria ensinar matemática e em observações em nossa intervenção pedagógica. Dessa forma a avaliação da HM introduzida em sala de aula não estaria nos testes avaliativos e sim durante o processo, durante as ações que ocorrem nos procedimentos de ensino e aprendizagem de matemática.
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