HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: está sujeita à avaliação?

Autores

Palavras-chave:

Aprender em história da matemática, Avaliação de aprendizagem, Ensino e aprendizagem de matemática, História da matemática

Resumo

O objetivo do presente artigo é tecer considerações a respeito de um dos argumentos trazidos por Siu (2006) contra a inserção da história da matemática nas aulas de matemática. Tal argumento, levantado em uma pesquisa com 360 (trezentos e sessenta) professores, diz que mesmo que a história da matemática seja inserida no currículo de matemática do ensino fundamental ou médio, esse conteúdo não poderá ser avaliado, pois não faz sentido colocar perguntas de HM na prova de matemática. A argumentação para o nosso artigo se fundamenta em pesquisa bibliográfica, compondo-se sobretudo de leituras em artigos científicos e livros nos quais educadores matemáticos afirmam que a inserção da HM em sala possui objetivo distinto do que seria ensinar matemática e em observações em nossa intervenção pedagógica. Dessa forma a avaliação da HM introduzida em sala de aula não estaria nos testes avaliativos e sim durante o processo, durante as ações que ocorrem nos procedimentos de ensino e aprendizagem de matemática.

Biografia do Autor

Bernadete Barbosa Morey, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Amizade dos Povos. Pós-doutora na UNESP-RC em História da Matemática, Pós-doutora na Universidade de Penza, Rússia em História da Matemática. Pós-doutora na Laurentian University, Sudbury, Canadá. Endereço para correspondência: Rua Coronel João Medeiros, 1850 - Lagoa Nova, Natal, RN, Brasil, CEP: 59077-000. E-mail:  bernadetemorey@gmail.com.

Kaline Andreza de França Correia Andrade, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 2015. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

ARAÚJO DA SILVA, Rosângela; MOREY, Bernadete Barbosa; ANDRADE, Kaline Andreza de França Correia. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: está sujeita à avaliação?. Anais - Seminário Nacional de História da Matemática, [s. l.], v. 15, 2023. Disponível em: https://snhm.com.br/anais/article/view/63. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Científica